Na terça-feira (29), mais de 160 organizações da sociedade civil enviaram uma carta aberta ao presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira contra o PL 490/2007, que dificulta a demarcação de Terras Indígenas. Para as entidades que assinam o documento, este projeto de lei ataca os povos originários e o Meio Ambiente.
“O texto aprovado é um ataque aos direitos constitucionais dos povos indígenas e abre brechas para a exploração predatória de suas terras, causando danos irreversíveis a estes povos e ao Meio Ambiente”, diz a carta.
A carta ressalta ainda que o PL 490 foi aprovado na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), em 23 de junho, sem a participação da sociedade civil, em especial representantes indígenas.
As organizações também demonstram apoio ao Acampamento Levante pela Terra, mobilização que reúne centenas de indígenas em Brasília desde o início de junho que tentam barrar retrocessos no Congresso Nacional. “Nos solidarizamos aos povos indígenas e reafirmamos nosso compromisso em defesa de seus direitos, especialmente na tentativa de barrar o avanço desta pauta no Congresso Nacional”, afirma o documento.