Audiência Pública Operação Escudo/Verão, organizada pela Ouvidoria de Polícia de São Paulo e Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, na Faculdade de Direito da USP. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Nos dias 28 e 29 de julho, organizações da sociedade civil realizam o evento “2 anos da Operação Escudo: Debates sobre Memória, Justiça e Reparação”. O primeiro dia de evento será realizado no campus da Unifesp, no CAAF (Centro de Antropologia e Arqueologia Forense) da Baixada Santista, e o segundo em São Paulo, na Faculdade de Direito da USP. Clique aqui para fazer sua inscrição – necessária para emissão de certificado de participação.
As atividades são organizadas pela Conectas, Anistia Internacional, Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos (Geni – UFF), Movimento Independente Mães de Maio e Escola (EDEPE) e Núcleo Especializado de Cidadania e Direitos Humanos (NCDH) da Defensoria Pública do Estado de São Paulo.
Ao longo dos dois dias, a programação inclui o lançamento de um relatório produzido pelo Geni-UFF com a análise da perícia de todos os casos da Operação Escudo; a divulgação de uma nota técnica sobre a atuação do Ministério Público no controle das forças policiais produzida pela Anistia Internacional e pretende fomentar o debate público sobre memória, justiça e reparação.