O UOL acaba de lançar o documentário “Quem Tem Medo das Câmeras Corporais?”, que aborda a utilização de câmeras corporais em policiais militares em São Paulo.
O documentário foi realizado em parceria com a Conectas, e dá continuidade às reportagens que foram produzidas anteriormente, conduzidas pelo jornalista Luis Adorno, confira os textos abaixo.
Leia mais:
Para a produção, a reportagem destaca três histórias no documentário: operação escudo, o caso cearense e um falso suspeito preso em SP.
A Operação Escudo aconteceu em São Paulo, na Baixada Santista, e deixou 28 mortos. As câmeras estão presentes em 52% dos batalhões em São Paulo, mesmo assim o Ministério Público recebeu poucas imagens da operação.
Entretanto, as imagens foram importantes para entender a dinâmica das ações, que terminou com dois PMs réus por homicídio.
Já no caso cearense, a reportagem mostra a realidade distinta das câmeras corporais no Ceará. Apenas policiais penais usam as câmeras corporais, eles elogiam o equipamento.
Por fim, em 2023, a polícia deteve em flagrante um homem de 30 anos, que estava em casa. No entanto, a reportagem obteve com exclusividade imagens de câmeras de segurança de ruas próximas que mostram o rapaz a caminho de um salão de cabeleireiro meia hora antes de uma perseguição entre os policiais e criminosos.