Voltar
-
09/11/2016

Desenhando pela paz

Cartunistas usam seus lápis e talentos para denunciar as violações de direitos humanos relacionadas à atual crise migratória na Europa



A Europa está enfrentando uma crise migratória sem precedentes. Em uma época na qual milhares de pessoas estão fugindo dos terríveis conflitos atuais no Oriente Médio com a esperança de encontrar refúgio na União Europeia, a dura realidade é que a Europa está se tornando uma fortaleza sitiada. Isso se reflete no aumento dos eurocéticos e da extrema direita em um número crescente de países europeus.

O que aconteceu com os valores fundadores da Europa – humanismo, solidariedade, tolerância e busca pela paz?   Como podemos esquecer os direitos humanos e permanecer passivos quando confrontados com os horrores enfrentados por essas famílias que estão fugindo de uma possível morte? Seria um erro imperdoável pensar que a Europa é impotente e que nada pode ser feito a não ser ficarmos fechados em nós mesmos. Os valores fundadores da Europa nos obrigam a acolher estes homens, mulheres e crianças.

Cartooning for Peace (Desenhando pela Paz) defende essas liberdades fundamentais e a democracia, por meio do exercício do direito à liberdade de expressão, conforme definido no artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos que estabelece que “Toda pessoa tem o direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras”.

Clique para visualizar na Sur – Revista Internacional de Direitos Humanos sete charges que mostram como nossos cartunistas usam seus lápis e fazem uso de seus talentos para denunciar as violações de direitos humanos relacionadas à atual crise migratória na Europa.

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas