Voltar
-
09/10/2012

Defensores de direitos humanos de 39 países começam a chegar em São Paulo para Colóquio Internacional de Direitos Humanos

Ao todo, 60 ativistas participarão na 12ª edição do evento que começa neste sábado



Conectas Direitos Humanos trará a São Paulo 60 defensores de direitos humanos e pesquisadores de 39 países, de 13 a 20 de outubro, para participar do XII Colóquio Internacional de Direitos Humanos, cujo tema, este ano, é “Inovação em Direitos Humanos: repensando agendas e estratégias no Sul Global”. As atividades serão realizadas em inglês, francês, português e espanhol.

Os debates acontecerão na Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV), apoiadora do encontro.

“Uma das maiores forças do nosso trabalho é, sem dúvida, a articulação com dezenas de outras organizações que trabalham diariamente pela defesa dos direitos humanos em todas as partes do mundo, especialmente no Sul Global. Trazer todas estas pessoas a São Paulo durante uma semana é a melhor forma de ajudar a dar voz a todas estas lutas, algumas delas super midiatizadas, outras absolutamente desconhecidas fora de suas próprias fronteiras, mas, nem por isso, menos graves”, disse Juana Kweitel, Diretora de Programas da Conectas. “Desde a sua fundação, a Conectas se esforça para criar redes entre estas organizações e sentimos que, com o passar do tempo, o valor deste trabalho só aumenta.”

O colóquio deste estará dividido em quatro eixos:
1. Desenvolvimento econômico e violações de direitos, com foco nas violações cometidas por empresas e o impacto de políticas estatais que priorizam o crescimento econômico ao acesso universal a direitos;
2. Limites da atuação da comunidade internacional e do uso da força, especialmente perante situações de conflitos e graves crises de direitos humanos;
3. Conhecimento para ação, debatendo particularmente a autonomia das organizações do Sul Global na produção de conhecimento e formas de compatibilizar urgências da atuação com o tempo da pesquisa;
4. Tecnologia e Direitos Humanos, com ênfase no papel real das novas mídias sociais e outros avanços da revolução digital e seu impacto no trabalho das organizações de direitos humanos.
Em cada um destes eixos, serão debatidas tanto as mudanças que estes novos desafios trazem para a agenda de direitos humanos, quanto quais estratégias as organizações de direitos humanos têm utilizado para lidar com estes desafios em seu dia-a-dia.
O Programa também inclui uma visita ao Memorial da Resistência onde será realizado um debate sobre Justiça Transicional abordando as experiências da Argentina, Egito e Brasil.
No dia 15, os participantes também irão à segunda edição do evento aberto “Diálogo Conectas & Livraria Cultura”, cujo tema será “Copa e Olimpíada: Quem vai ganhar?”, onde serão discutidos os impactos da Copa e da Olimpíada em questões de direitos humanos, com a participação de Raí Oliveira, fundador e diretor da Associação Atletas pela Cidadania e presidente da Fundação Gol de Letra, e Cláudia Fávaro, do Comitê Popular da Copa, de Porto Alegre. O evento, no Teatro Eva Herz da Livraria Cultura do Conjunto Nacional é aberto ao público (168 lugares, por ordem de chegada) e terá início às 19 horas.
***
O XII Colóquio Internacional de Direitos Humanos é uma realização da Conectas, com o apoio de Channel Foundation, Embaixada do Canadá no Brasil, Fundação Ford, Fundação Getúlio Vargas – Escola de Direito, IDRC – International Development Research Center, OAK Foundation, Open Society Foundations, SIDA – Swedish International Development Cooperation Agency e Sigrid Rausing Trust.

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas