Com índices crescentes e alarmantes de contaminação pelo novo coronavírus, o mundo enfrenta hoje uma das maiores pandemias da história recente. A covid-19, que teve seu primeiro caso registrado no Brasil em fevereiro, já deixou centenas de vítimas fatais no país e parece está longe de ser controlada.
À medida que a doença se espalha pelo país, aumentam as preocupações sobre os possíveis impactos da pandemia nas populações socialmente mais vulneráveis.
Conheça a seguir algumas iniciativas que você pode apoiar sem sair de casa:
Povos Indígenas
Com o intuito de comprar alimentos, remédios e material de higiene para aldeias de todo o país, a APIB (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil) lidera um financiamento colaborativo no link APIB – Apoie os povos indígenas.
Periferias (SP, RJ e BA)
A Redes da Maré realiza campanha de arrecadação de fundos para ajudar moradores das 16 comunidades do conjunto de favelas da Maré, no Rio de Janeiro. É possível fazer a sua doação clicando aqui.
Os movimentos Uneafro Brasil, Rede UBUNTU, MSTC (Movimento Sem-Teto do Centro), AMPARAR, Herdeiros Humanísticos, Batalha do Paraisópolis e Comunidade Evangélica Voz que Prega no Deserto, de Heliópolis, se uniram para prestar assistência às comunidades onde atuam. O projeto de apoio imediato para famílias negras e periféricas concluiu a primeira fase de arrecadação de 50 mil reais, destinado a compra de alimentos e kits de higiene para 241 famílias, e segue recebendo doações.
A UNAS atende diariamente quase cinco mil crianças e adolescentes de Heliópolis (SP), que recebem cuidados diários e alimentação básica em seus projetos sociais. A cada R$ 150,00 através do site da Benfeitoria você doa uma cesta básica + kit de higiene e limpeza a uma família de Heliópolis.
Na Bahia, organizações da sociedade civil lançaram campanha para enfrentar os impactos da covid-19 e apoiar famílias vulneráveis. A campanha deverá atender cerca de 5.000 famílias de Salvador, Região Metropolitana e outros municípios da Bahia.
Refúgio e migração (SP)
A organização Missão Paz pede doações para manter a Casa do Migrante, responsável por abrigar cerca de 80 pessoas de diferentes nacionalidades e contextos de vulnerabilidade social. A casa precisa de recursos para a compra de itens de higiene pessoal e de limpeza. A campanha pode ser acessada aqui.
População de rua (SP)
O padre Júlio Lancellotti, coordenador da Pastoral do Povo da Rua, tem atuado em meio à pandemia do novo coronavírus para oferecer acolhimento a moradores de rua com suspeita do novo coronavírus. O padre lidera um abaixo-assinado para pressionar a prefeitura de São Paulo a fornecer materiais de higiene à população de rua, mas também está recebendo doações através da conta da Mitra Arquidiocesana de São Paulo (CNPJ: 63.089.825.0001/44)- Banco Bradesco: Agência 0124 / Conta corrente 0053148-0.