Voltar
-
12/03/2021

Contra restrições impostas a migrantes no Brasil, entidades enviam carta de alerta aos EUA

Dez entidades assinaram carta enviada ao novo governo norte-americano sobre violações a direitos de migrantes e refugiados no Brasil durante pandemia



Organizações da sociedade civil solicitaram, nesta quarta-feira (10), atenção dos Estados Unidos às restrições impostas a migrantes e refugiados que buscam acolhida brasileira durante a pandemia de Covid-19. 

A carta-conjunta, assinada por dez entidades, foi endereçada à Casa Branca com o intuito de parabenizar o presidente Joe Biden por assumir o cargo e revogar as políticas restritivas de migração tomadas pela administração Trump, além de alertar o país acerca dos atos coercitivos efetuados pelo governo brasileiro com os migrantes. 

O documento leva em consideração o poder de influência dos Estados Unidos com outros países, buscando uma relação diplomática que visa a diminuição das repressões que acontecem no Brasil. 

A carta também ressalta que, durante a pandemia de Covid-19, o governo brasileiro intensificou a restrição de migrantes, bem como aumentou a repressão contra esta população no país.

“A crise multidimensional que estamos vivendo devido à pandemia agravou, exacerbou e aprofundou as desigualdades e vulnerabilidades pré-existentes da população migrante no Brasil”, alertam as entidades. 

Leia aqui a íntegra do documento (em inglês).

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas