Tomou posse hoje, 8 de dezembro, como membro suplente do CNDH (Conselho Nacional de Direitos Humanos), a Coordenadora do Programa de Política Externa da Conectas, Camila Asano. Ela será a representante titular da Conectas no Conselho.
Vinculado à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), o CNDH tem por finalidade a promoção e a defesa dos direitos humanos, mediante ações preventivas, protetivas, reparadoras e sancionadoras das condutas e situações de ameaça ou violação desses direitos.
O Conselho é composto por 22 membros, sendo onze do poder público e onze da sociedade civil. Da sociedade civil, uma vaga é reservada à OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e uma ao Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União. Os nove membros restantes foram definidos por meio de eleição.
Como suplente, a Conectas poderá participar de todas as reuniões do Conselho e terá direito a voto somente em caso de ausência do membro titular da vaga.