Conectas Direitos Humanos enviou nesta quarta-feira (19) um ‘Apelo Urgente’ aos relatores independentes das Nações Unidas para:
O ‘Apelo” pede investigação da ação policial militar ocorrida no dia 13 de junho de 2013, durante os protestos em São Paulo, no que se refere ao uso desproporcional da força contra manifestantes, bem como violações às liberdades de associação, expressão e circulação, além da averiguação de detenções arbitrárias, tortura, tratamento cruel e degradante e violência contra jornalistas.
A organização espera que os relatores da ONU instem as autoridades brasileiras a parar com quaisquer violações, atendo-se ao estrito respeito dos direitos humanos, levando violadores a julgamento e reparando as vítimas em seus direitos. O governo deve ainda estabelecer e cumprir rigorosamente regras claras de proteção ao trabalho dos comunicadores para garantir a liberdade de expressão de e protesto.
Conectas condena violência em protesto, pede audiência com governo e denunciará o caso à ONU
Antes concentrada na periferia de São Paulo, violência policial emerge no Centro e evidencia padrão falido
Em meio à onda de protestos, Conectas cobra autoridades políticas e movimentos, rechaça violência e reafirma importância do Estado Democrático de Direito
Para organização, o momento é de robustecer a democracia e os direitos humanos, não miná-los
Organizações lançam manifesto nesta quinta pela liberdade de imprensa e de expressão
Conectas se une a entidades parceiras. Coletiva de imprensa acontece no Sindicato dos Jornalistas
Conectas condena mortes na Maré e pede apuração imediata
Organização apoia nota conjunta e critica “duplo padrão” da polícia em relação aos pobres e negros