Conectas e ONGs cobram declaração conjunta inter-regional sobre Bahrein na 20ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU
Documento destaca a deterioração dos direitos humanos no Bahrein e alerta para risco de seletividade
Documento destaca a deterioração dos direitos humanos no Bahrein e alerta para risco de seletividade
Conectas e 26 organizações parceiras enviaram ontem (21/06) carta às delegações de países na 20ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos (CDH) da Organização das Nações Unidas (ONU). O documento traz à tona a deterioração dos direitos humanos no Bahrein desde fevereiro de 2011 e solicita que os países apoiem uma declaração conjunta inter-regional sobre o país na 20ª Sessão do CDH, que vai até dia 06 de julho em Genebra, Suíça.
“Os relatos de violações são preocupantes e os países membros do CDH tem o dever de se debruçar sobre a questão e instar o governo do Bahrein a respeitar os direitos de sua população e cooperar com os mecanismos de direitos humanos existentes”, disse Camila Asano, Coordenadora de Política Externa da Conectas.
De acordo com a carta enviada às delegações a declaração conjunta inter-regional deve “Solicitar que o governo do Bahrein implemente completa e celeremente todas as recomendações da Comissão de Inquérito Independente do Bahrein e coopere totalmente com os mecanismos independentes de direitos humanos da ONU”. O documento destaca também o perigo da escolha seletiva dos assuntos tratados pelo CDH.
Apesar da deterioração da situação dos direitos humanos no Bahrein, desde o início dos protestos pacíficos a favor de reformas democráticas no país que tiveram início em fevereiro de 2011, o CDH não vem debatendo a situação no Bahrein e nenhuma resolução sobre o tema foi aprovada até o momento.
Leia na íntegra a carta em inglês das organizações enviada às delegações em Genebra.