Na quarta-feira (20), a Conectas e o Cepedisa (Centro de Pesquisas e Estudos em Direito Sanitário) promovem o evento “Responsabilização penal e Covid-19”, para apresentar os resultados de pesquisa sobre o andamento das ações contra autoridades com prerrogativa de foro por crimes cometidos na gestão da pandemia. Faça a sua inscrição aqui.
Os pesquisadores do Cepedisa realizaram um mapeamento das ações que visam responsabilizar administrativa, civil ou criminalmente agentes públicos e privados por violações de direitos humanos cometidas durante a pandemia de covid-19. Um dos objetivos do estudo é contribuir na busca por responsabilização pelos crimes relacionados à covid-19, abordando o tema como uma questão de memória, verdade, justiça, reparação e não-repetição.
No evento, será apresentado o primeiro artigo deste estudo, que acaba de ser publicado na Revista Direito e Práxis.
Leia mais:
Participam do evento: Deisy Ventura, Fernando Aith (FSP-USP) e Rossana Rocha Reis (IRI-USP), coautores do estudo, juntamente com as pesquisadoras Bianca Villas Boas, Juliana Pontes e Cristiane Pereira, que recebem Gabriel Sampaio, diretor de Litigância e Incidência da Conectas, Helena Regina Lobo (FD-USP) e Soraya Smaili (Unifesp) para debater os desdobramentos da pesquisa.
O evento acontecerá no Auditório Ruy Barbosa da Faculdade de Direito da USP, às 10h. Também haverá transmissão online no canal da Faculdade de Direito.