Conectas anuncia novo Coordenador de Comunicação
Com Charleaux, ONG espera reforçar diálogo com meios de comunicação na área de direitos humanos
Com Charleaux, ONG espera reforçar diálogo com meios de comunicação na área de direitos humanos
A ONG internacional de direitos humanos Conectas anunciou hoje (03/01) a nomeação do jornalista João Paulo Charleaux como seu novo coordenador de Comunicação. Com Charleaux, Conectas espera dar ainda maior visibilidade às questões de direitos humanos que envolvem principalmente o Brasil e os países do Sul Global, com as quais a organização trabalha desde sua criação, há 10 anos.
“Os meios de comunicação são um elo fundamental na área de direitos humanos. Eles têm o poder de dar visibilidade às violações, expor os violadores e cobrar políticas de reparação às vítimas e responsabilização dos culpados”, disse Charleaux. ” Conectas é uma fonte privilegiada neste trabalho, não apenas pelo enorme rigor técnico com que lida com questões de Justiça doméstica e política externa, mas também pela experiência em terreno, a proximidade com as vítimas e a capacidade que possui de oferecer informação e análise crítica com credibilidade e isenção”.
A partir de 2012, Conectas também usará as redes sociais
Facebook e
Twitter além de seu
site na internet para dinamizar o contato com ONGs parceiras, governo, sociedade civil e outros interlocutores estratégicos.
Charleaux foi editor assistente da seção Internacional do jornal O Estado de S. Paulo (2008-2011) e colaborador da Folha de S. Paulo (2011) em Santiago do Chile, além de porta-voz do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) no Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai (2001-2008) e repórter do site de notícias internacionais Opera Mundi, no portal UOL. Nos últimos anos, colaborou com revistas brasileiras como Carta Capital, Caros Amigos e o Le Monde Diplomatique, além de veículos estrangeiros de diversos países latino-americanos e europeus.
Há dez anos, o jornalista coordena os cursos de informação sobre jornalismo em situações de conflito armado e outras situações de violência realizados em São Paulo pelo CICV, a Oboré, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e as principais faculdades de jornalismo de São Paulo, além de apoiar iniciativas semelhantes desenvolvidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pelo Centro de Preparação para Missões de Paz (CiopPaz), no Rio de Janeiro (2007-2008).
João Paulo Charleaux
jp.charleaux@conectas.org
cel 11 9323 7516