A falta de comprometimento do governo brasileiro no enfrentamento à crise climática foi alvo de denúncia na ONU nesta terça-feira (28), exemplificada pelas recentes catástrofes causadas por fortes chuvas nos estados de Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo. A fala foi feita pela Conectas Direitos Humanos, durante um diálogo sobre mudanças climáticas no Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, em Genebra, na Suíça.
Na ocasião, a organização chamou a atenção de autoridades da ONU para a falta de comprometimento do Brasil com o Acordo de Paris, diante das baixas metas de redução de emissão de gases do efeito estufa apresentadas na última NDC (Contribuição Nacionalmente Determinada) do Brasil, “menos ambiciosa do que as anteriores”.
Leia mais:
A entidade destacou ainda a relação entre os impactos das mudanças climáticas e o racismo estrutural: “os desastres climáticos e os demais efeitos adversos da mudança climática aprofundam as desigualdades sociais históricas, como a falta de moradia digna, saneamento básico e emprego. É preciso reconhecer a relação entre essas ocorrências e suas consequências, como o racismo, particularmente a intersecção entre injustiça racial, ambiental e climática”.