Na terça-feira (07), organizações da sociedade civil brasileira enviaram uma carta ao presidente dos Estados Unidos Joe Biden com um alerta sobre a possibilidade do presidente Jair Bolsonaro deturpar a realidade brasileira em reunião bilateral entre os dois líderes durante a Cúpula das Américas. O encontro entre os presidentes está marcado para a próxima quinta-feira (09).
O documento, assinado por mais de 70 organizações da sociedade civil, incluindo a Conectas, expõe a possibilidade de Bolsonaro usar o encontro para alegar que o presidente norte americano “endossa seus ataques à democracia, eleições livres e justas, meio ambiente, ciência, direitos humanos básicos e a Amazônia”.
Na carta, as entidades destacam ainda pontos essenciais para a democracia em que os presidentes divergem, como na questão armamentista: “enquanto [Joe Biden] busca o controle de armas de bom senso nos EUA, Bolsonaro está introduzindo mais armas na sociedade brasileira e promovendo grupos paramilitares”.
No documento, as organizações pedem para que, na reunião com o presidente brasileiro, Biden reforce a defesa da democracia, eleições livres e justas, ação climática e a proteção essencial da floresta tropical.
No âmbito socioambiental, as entidades ressaltam que acordos com o Brasil sobre a Amazônia precisam ter a participação da sociedade civil, bem como o andamento das negociações ficarem restritos ao avanço apenas para quando o Brasil provar o compromisso com a proteção da floresta.