Voltar
-
14/12/2016

As lições do “bispo do povo”

Nota pública de pesar pelo falecimento de dom Paulo Evaristo Arns



É com imenso pesar que a Conectas recebe a notícia do falecimento de dom Paulo Evaristo Arns, arcebispo emérito de São Paulo, na manhã dessa quarta-feira (14/12). Em um tempo de graves ameaças aos direitos humanos, o “amigo do povo”, como queria ser lembrado, deixa na História uma referência indelével de respeito à dignidade humana e de luta incansável pela justiça social.

Nos anos mais obscuros da ditadura civil-militar no Brasil, dom Paulo emergiu como porto-seguro para aqueles que buscavam proteção contra a tortura e a perseguição do Estado, independente de sua origem ou filiação política. Em 1972, fundou a Comissão Justiça e Paz de São Paulo e inspirou o Clamor  (Comitê dos Direitos Humanos para os países do Cone Sul) – duas das iniciativas mais significativas no amparo daqueles que se opunham aos regimes autoritários na região.

“Ele fez o papel que deveria ser de qualquer bispo, que é o de acolher as pessoas”, afirmou a socióloga Margarida Genevois, conselheira da Conectas e integrante da Comissão, em entrevista concedida em 2013.

Não sem colocar a própria vida em risco, desafiou publicamente a ditadura em diversas ocasiões. Uma delas foi a organização do culto ecumênico em homenagem ao jornalista Vladimir Herzog, assassinado nas instalações do DOI-CODI em 1975. O ato representou, à época, um dos mais contundentes revezes para os militares.

Dom Paulo abriu as portas da Igreja, mas também derrubou seus muros internos, questionando a opulência de seus predecessores e inaugurando iniciativas que restaurariam a vocação social da Arquidiocese de São Paulo.

Seu exemplo de luta pelas garantias fundamentais será para sempre uma inspiração para todos os que trabalham, diariamente, pela democracia e os direitos conquistados com o fim da ditadura. Desde 1988, essa referência nunca foi tão necessária.


Assista a entrevista feita em 2013 com Margarida Genevois, socióloga, conselheira da Conectas e colega de dom Paulo na Comissão Justiça e Paz:

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas