Organizações da sociedade civil assinaram, nesta terça (06), uma carta ao governo americano sinalizando alerta ao risco de acordos entre os Estados Unidos e o governo Bolsonaro. A justificativa da ameaça é por considerar que a gestão federal não tem legitimidade para representar o país.
O governo de Joe Biden negocia a possibilidade da transferência de recursos para o Brasil, que deverá ser anunciado na Cúpula do Clima nos dias 22 e 23 de abril.
Assinada por cerca de 200 entidades, a carta afirma que as negociações sobre o meio ambiente, principalmente com foco na Amazônia, deveriam envolver a sociedade, governos subnacionais, academia e setor privado.
O documento também sugere que nenhuma negociação poderia prosseguir sem que o desmatamento no Brasil fosse reduzido tendo em vista a PNMC (Política Nacional sobre Mudança do Clima) e sem haver diálogo com a sociedade civil, governos subnacionais e academia, por exemplo.
“Negociações e acordos que não respeitem tais pré-requisitos representam um endosso à tragédia humanitária e ao retrocesso ambiental e civilizatório imposto por Bolsonaro”, afirma a carta.
Leia aqui a íntegra do documento.