Conectas – juntamente com 17 outras organizações de direitos humanos – acolheu com satisfação a Resolução 2139 aprovada no dia 22 de fevereiro pelo CS (Conselho de Segurança) da ONU, na qual é determinado o acesso humanitário desimpedido às vítimas do conflito armado interno na Síria. O documento coincide com uma série de pedidos que já haviam sido feitos anteriormente, numa carta enviada pelo mesmo grupo de organizações ao CS.
“A resolução é um sucesso diplomático, mas não é ainda um sucesso humanitário”, diz a nota, lembrando que em 30 dias a resolução já deveria apresentar mudanças reais na situação das vítimas. “A ação adotada pelo CS é um passo importante para levar a ajuda necessária a milhões de sírios, incluindo 250 mil pessoas encurraladas pelo conflito. Entretanto, essa resolução só será significativa se se resultar em mudanças reais e substanciais no terreno, na Síria.”
O documento enviado pelas organizações lista cinco indicadores de sucesso: acesso humanitário a todos os necessitados, abertura de fronteiras para entrada de ajuda, transito desimpedido para comboios de ajuda, cesse imediato de ataques contra hospitais e escolas e o cesse imediato do uso de explosivos em áreas populosas assim como outros métodos que desrespeitam o Direito Internacional Humanitário.