Para que serve a ONU e a OEA e como o Brasil atua nestes espaços? Qual a arquitetura do nosso sistema de Justiça? Como o país define o que é crime e como este entendimento se reflete nos presídios brasileiros? Qual a situação dos direitos humanos nos países do chamado Sul Global? Qual o papel dos bancos públicos no financiamento de megaempreendimentos que ameaçam a vida de comunidades e o meio ambiente?
Estudantes universitários de jornalismo e de outras áreas do conhecimento interessados em compreender e cobrir estas e outras pautas podem se inscrever, até 24/8, no III Curso de Informação sobre Jornalismo e Direitos Humanos.
Os 20 alunos selecionados participarão de palestras e entrevistas coletivas com especialistas ao longo dos meses de setembro e outubro de 2016 e serão desafiados a produzir matérias semanais sobre os conteúdos apresentados. O curso combina a prática da cobertura jornalística com o conhecimento teórico e reflexivo sobre temas de direitos humanos.
Organizado pela Conectas em parceria com Oboré e Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), o curso é um dos módulos do Projeto Repórter do Futuro, programa que contribui na formação de profissionais do jornalismo há mais de vinte anos. A coordenação pedagógica será feita pelo jornalista e professor André Deak.
Após a inscrição, os candidatos participarão de um encontro de seleção, no qual assistirão a uma palestra da diretora Executiva da Conectas, Jessica Carvalho Morris, e se submeterão a um teste escrito. O encontro será realizado no dia 27/8, às 9h, no Sindicato dos Jornalistas de São Paulo. A presença é obrigatória e serão emitidos certificados, sob demanda, mesmo para aqueles que não forem aprovados.
A lista com os 20 estudantes selecionados será publicada no dia 5/9.
Metodologia
Os encontros, sempre aos sábados, cumprirão a seguinte rotina: serão 30 minutos de reunião de pauta entre os alunos e o coordenador pedagógico; uma hora de palestra com os especialistas sobre o tema da semana, seguida de uma hora de entrevista coletiva; e, na sequência, 30 minutos para um balanço sobre a dinâmica do dia, novamente entre o coordenador e os estudantes. Por fim, os alunos devem redigir um texto noticioso sobre o tema do encontro.
Serão oferecidos, ainda, atendimentos semanais individuais com jornalistas e professores com o objetivo de prestar orientação textual e jornalística personalizada. Também será possível avaliar, durante essas monitorias, as qualidades a serem potencializadas e problemas a serem trabalhados por cada aluno.
Programação
Todos as atividades, com exceção da palestra com Jessica Morris, serão realizadas na sede da Conectas (Av. Paulista, 575 – 19º andar, São Paulo/SP).
27/8, 9h às 14h | Encontro de seleção
Qual o papel do jornalista hoje na cobertura de direitos humanos?
Jessica Carvalho Morris, diretora Executiva da Conectas
Local: Sindicato dos Jornalistas de São Paulo – Rua Rego Freitas, 530 – São Paulo/SP
10/9 | 9h às 14h
Técnicas de reportagem e ferramentas para o jornalismo
André Deak, coordenador pedagógico do curso
17/9 | 9h às 14h
Qual o papel do Brasil na ONU e na OEA?
Camila Asano, coordenadora de Política Externa da Conectas
24/9 | 9h às 14h
País da impunidade!? Qual é a realidade do sistema prisional brasileiro?
Marcos Fuchs, diretor Adjunto da Conectas e membro do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária
1/10 | 9h às 14h
O que é crime e como funciona a Justiça no Brasil?
Rafael Custódio, coordenador de Justiça da Conectas
8/10 | 9h às 14h
Financiamento público de grandes obras: regras para respeitar a vida e o meio ambiente
Caio Borges, advogado do programa de Empresas e Direitos Humanos da Conectas
15/10 | 9h às 14h
Sul Global: desafios da sociedade civil para evitar retrocessos (e sobreviver)
Ana Cernov, coordenadora do programa Sul-Sul da Conectas
22/10 | 9h às 14h
Encerramento
Avaliação do curso e do desempenho dos alunos e entrega de certificados.