Voltar
-
16/11/2018

Opinião: Brasil recebe missão da OEA para avaliar situação dos direitos humanos

Esta é a segunda 'missão in loco' em que o pleno da Comissão inspeciona o país - a primeira aconteceu em 1995.

Visita da CIDH na aldeia Guyraroka, no municipio da Caarapó, com índios Guarani Kaiowá. Visita da CIDH na aldeia Guyraroka, no municipio da Caarapó, com índios Guarani Kaiowá.

Artigo publicado por Juana Kweitel (Conectas), Élida Lauris (Terra de Direitos) e  Sandra Carvalho (Justiça Global) no jornal El País.

Na semana passada, uma missão composta por integrantes da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), incluindo a presidência, comissionados e relatores, desembarcaram no Brasil para avaliar em campo a situação dos direitos humanos no país.

Órgão autônomo da Organização dos Estados Americanos (OEA), a CIDH atua para promover o cumprimento e a defesa dos direitos humanos no Continente, acolher denúncias, oferecer recomendações aos Estados membros e submeter relatórios sobre os países à Assembleia Geral da OEA e à comunidade internacional. Marcos importantes no desenvolvimento na agenda de direitos no Brasil, como a promulgação da Lei Maria da Penha, são decorrência da contribuição da Comissão.

Em passagem por Brasília e por mais oito Estados (Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Roraima e São Paulo), a missão ouviu vítimas e se reuniu com autoridades e sociedade civil, tendo oportunidade de traçar um retrato atual sobre diversos temas relacionados a direitos humanos, como povos tradicionais, conflitos de terra, sistema prisional, ameaça a defensores, migração, segurança pública e acesso à Justiça, entre outros.

Find out more

Receive Conectas updates by email