Pensar o racismo como estrutural significa entender que o funcionamento da sociedade brasileira é baseado na segregação histórica de pessoas negras de espaços de poder políticos e econômicos.
Por esta razão, o combate ao racismo é um compromisso assumido pela Conectas considerando a centralidade da questão em boa parte dos desafios de direitos humanos no Brasil. Estamos atentos e atentas em como o racismo se manifesta de maneira transversal em todas as iniciativas programáticas da organização.
Conectas atua para a formulação de políticas públicas que promovam a igualdade racial, que contemplem as necessidades específicas da população negra brasileira e que combatam a discriminação.
Como questão de reparação histórica, a organização defende políticas afirmativas para garantir o acesso de pessoas negras no ensino técnico e superior, e no funcionalismo público.
Apoiamos organizações e movimentos negros na formulação de estratégias de incidência política nacional e internacional, bem como em ações de litígio estratégico, para promover mudanças e maior equidade.