A Conectas Direitos Humanos é finalista da 22ª edição do Prêmio Innovare, uma das mais importantes premiações da área jurídica no país, que reconhece práticas inovadoras voltadas ao aperfeiçoamento da Justiça. A organização concorre na categoria Justiça e Cidadania com a prática “Litigância Estratégica em Direitos Humanos”, ao lado de outras 11 finalistas em diferentes categorias.
A prática destaca o uso do sistema de justiça como instrumento para afirmar direitos fundamentais, barrar violações e gerar precedentes com impacto estrutural, especialmente em defesa de populações vulneráveis. A atuação envolve processos em múltiplas instâncias, formações em litigância estratégica e o fortalecimento de redes e parcerias com movimentos sociais e comunidades diretamente afetadas — assegurando legitimidade social e impacto real na vida das pessoas. É possível conferir alguns casos que a Conectas acompanha na Justiça neste link.
A cerimônia de premiação será realizada no dia 3 de dezembro, às 11h, no Salão Branco do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília. Nesta edição, o Innovare recebeu 702 práticas inscritas, visitadas e analisadas por consultores do Innovare e do DataFolha. Todas as práticas deferidas serão incluídas, no primeiro semestre de 2026, no Banco de Práticas disponível no site oficial do prêmio.
Criado em 2004, o Prêmio Innovare é uma iniciativa do Instituto Innovare, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, da Advocacia-Geral da União e de entidades do sistema de Justiça, com o apoio do Grupo Globo. O prêmio busca valorizar e disseminar soluções inovadoras que contribuam para uma Justiça mais eficiente, democrática e acessível.
Confira todos os finalistas.