Troféu símbolo do Prêmio – a meia lua recortada com a silhueta de Vlado, uma criação do artista plástico Elifas Andreato. Foto: Alice Vergueiro/Acervo PVH.
Os organizadores do 47º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos anunciaram os finalistas da edição 2025. Neste ano, foram 469 produções inscritas nas categorias Arte, Fotografia, Texto, Vídeo, Áudio, Multimídia e Livro-reportagem.
No marco dos 50 anos do assassinato de Vladimir Herzog, a premiação instituiu a Categoria Extra – Defesa da Democracia, voltada a trabalhos que destacam a importância da liberdade e da participação cidadã.
Os vencedores das sete categorias tradicionais e da nova premiação serão conhecidos no dia 7 de outubro, em sessão pública transmitida ao vivo pelo canal do Prêmio no YouTube, das 14h às 18h. A solenidade de entrega está marcada para 27 de outubro, no Tucarena (PUC-SP), em São Paulo.
Criado em 1979, o Prêmio Herzog homenageia o jornalista torturado e assassinado pela ditadura em 1975 e se consolidou como uma das principais referências na valorização da imprensa e dos direitos humanos no Brasil.
A lista completa de finalistas está disponível em premiovladimirherzog.org.