Voltar
-
12/05/2014

O novo mundo multipolar

Fim da Guerra Fria emerge novos atores, mas desafios persistem

Fim da Guerra Fria emerge novos atores, mas desafios persistem Fim da Guerra Fria emerge novos atores, mas desafios persistem

“Se antes era mais fácil definir quantos Estados, quem falava, quem tinha poder, quem não tinha poder, hoje não é mais assim. Há uma multiplicidade de atores, de fluxos, de pessoas, e até, de alguma maneira, essa multiplicidade relativiza o poder ou descentraliza o poder.”

A afirmação acima foi feita por Lucia Nader, diretora executiva da Conectas, em palestra durante o XIII Colóquio Internacional de Direitos Humanos. O evento, promovido em setembro de 2013 pela organização, contou com a presença de cem ativistas de mais de 40 países, que vieram ao Brasil para discutir a existência de uma “nova ordem global em direitos humanos”.

Em tese, os participantes deste países vinham, eles mesmos, de países que deveriam ocupar um novo espaço, muito mais importante, visível e efetivo, nas relações internacionais, especialmente em temas de direitos humanos. Mas as dúvidas a respeito da real existência deste novo contexto de multipolaridade eram enormes. E ainda hoje a emergência e a submersão destes atores lança dúvidas sobre o quanto o mundo de fato está mudado desde o fim da Guerra Fria (1991).

Em sua fala, Lucia questionou a “multipolaridade” em todos os seus sentidos – seja quanto ao protagonismo dos Estados e das empresas, seja em relação à atuação das ONGs de direitos humanos do Sul Global e de seus cidadãos. “Hoje, 25% do PIB global e 45% da população está nos chamados Brics (Brasil, Índia. África do Sul, China e Rússia)”, disse Lucia, questionando qual é e qual será o papel destes novos atores na relação entre os Estados do mundo.

Multipolaridade é um dos aspectos-chave do debate sobre política externa e direitos humanos, abordado na edição 19 da Revista SUR, editada e publicada pela Conectas há 10 anos, em três idiomas e com distribuição para mais de cem países.

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas