Voltar
-
16/05/2018

Conectas cobra ação do Brasil diante da violência contra civis palestinos em Gaza​

A violenta repressão aconteceu no contexto da mudança da Embaixada dos Estados Unidos de Tel-Aviv para Jerusalém



Conectas condena veementemente o uso excessivo da força, incluindo o uso de armas de fogo, por parte do exército israelense em repressão aos protestos nos Territórios Palestinos Ocupados nas últimas semanas. Na segunda-feira, dia 14 de maio, cerca de 60 palestinos foram mortos e mais de mil ficaram feridos. Instamos às forças de segurança israelenses a um imediato cessar-fogo e ao fim da violência.

A violenta repressão aconteceu no contexto da mudança da Embaixada dos Estados Unidos de Tel-Aviv para Jerusalém. A mudança da Embaixada viola diversos aspectos do direito internacional e contribui para o acirramento do conflito na região.

Nesta sexta-feira, dia 18 de maio, o Conselho de Direitos Humanos da ONU irá organizar uma sessão especial para discutir a deterioração da situação dos direitos humanos nos Territórios Palestinos Ocupados, incluindo Jerusalém Oriental. Conectas apoia esta iniciativa e lamenta a falta de apoio por parte do Estado brasileiro no pedido inicial desta sessão especial. Conectas demanda a participação ativa do Brasil condenando o uso da violência pelo Estado de Israel. Brasil deve contribuir para que o Conselho de Direitos Humanos da ONU inste à comunidade internacional a não seguir os passos dos EUA com relação às sedes de suas embaixadas. Deve se posicionar também a favor da instalação de uma Comissão de Inquérito.

Reiteramos a necessidade de proteção da população civil da Faixa de Gaza e exigimos investigações independentes e transparentes em todos os casos de morte e ferimentos que ocorreram nestas últimas semanas. Os ataques diretos aos civis constituem grave violação ao Direito Internacional Humanitário e podem ser considerados crimes de guerra.

  • Confira aqui a chamada para a sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas